domingo, 10 de outubro de 2010

Esclarecimento

Resolvi fazer esse post para fazer alguns esclarecimentos em relação ao posicionamento da THE KING CAKE. Nós somos uma empresa voltada para a comercialização de bolos, cupcakes e minibolos extramamente personalizados e prezamos sempre pela perfeição, e também voltada para a prestação de serviços oferecendo aulas especializadas nos mais diversos temas sobre confeitaria artística.
O foco da THE KING CAKE não é vender separadamente nossas flores de açúcar. Muita gente tem nos procurado para comprar somente as flores, e o pior de tudo é que a maioria dessas pessoas são  as famosas "boleiras", confeiteiras e cake designers de São Paulo.
Não vendo as flores de açúcar que faço para outras confeiteiras pelo simples motivo de achar que o trabalho que realizo é autoral. Minhas flores, e todo o meu trabalho é e sempre será assinado por mim. Essa é a minha assinatura, essa é a minha arte. Não acho correto alguém assinar um trabalho que não seja seu, mesmo que a tal pessoa tenha pago por tal trabalho. A troca financeira não paga o valor artístico de quem faz.
É como se Picasso comprasse suas telas já desenhadas, e apenas pintasse como quisesse.
Além do mais, acho uma pena que isso ocorra. Em outros países, como EUA, Inglaterra e afins, esse comércio dificilmente ocorre. Cada cake designer está disposto a colocar sua própria feição em seus próprios trabalhos.
Não acho que essa deva ser uma arte restrita, por isso nos propômos a ensinar as flores que fazemos em aulas agendadas e aulas particulares.
Esse post serve como um manifesto, para que alguns(umas) Cake Designers comecessem a fazer seus bolos como sabem, sem terceirização, com suas próprias competências. À propósito, as flores da foto acima são rosas comuns, como já postada anteriormente aqui no blog.

Espero que quem leia o post, entenda.

Abraços,

Nelson

12 comentários:

  1. Bom dia Nelson!
    Adorei seu post, e acredito que voce deva fazer sempre esse tipo de manifesto. Moro nos Estados Unidos, e confesso a voce, apesar de amar meu pais (Brasil), defender e aplaudir, tenho uma grande tristeza aqui em relacao aos brasileiros. Aqui eles mudam a postura, mudam o carater e comecam a ter posturas erradas. Sou decoradora aqui, e ja passei por isso varias e varias vezes, e sempre que posso coloco meu manifesto no meu blog, mas te adianto algo, quem nao tem carater, quem nao tem competencia, vai sempre fazer isso. Uma vez, recebi um telefonema de uma brasileira que queria uma festa com algumas esculturas grandes, ela disse que era para eu entregar no Salao da Igreja dela, pensei, como posso fazer uma festa e entregar num salao de festas de uma Igreja, que nao seria o local da festa, mas a brasileira me enrolou, e como as esculturas sao grandes, precisei terminar com os detalhes no salao da Igreja. Terminei meu trabalho e quando estava saindo para ir embora, notei um caminhao de mudancas perto do estacionamento, achei aquilo estranho, mas, fui embora, depois de muito tempo, entrei numa loja brasileira e vi alguns cartoes de visita de festas, e la estava o cartao da brasileira que me contratou, com todas as esculturas que eu tinha feito. E o pior, ela levou as esculturas para o salao que seria a festa e falou para todos da regiao que tinha sido ela.... coisas assim Nelson, tambem acontecem aqui. Mas, vamos caminhando da maneira certa, fazendo sempre a coisa certa, uma hora, essas pessoas vao ser descobertas e ai a coisa fica feia.
    Beijos no coracao de bemmm longe,
    Rita Tavares

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson, tudo bom?
    Morei muitos anos nos EUA e ao contrário do que você falou, existe sim um mercado muito grande de vendas de flores prontas p/ decorar bolos, veja em um desses sites: www.cakedeco.com . Muitas boleiras lá fazem isso, mas eu não concordo com isso, nunca comprei nada pronto.
    Eu concordo plenamente com você. Acho que quando uma profissional terceiriza flores e outras decorações o trabalho dela deixa de ser artesanal. Eu trabalho com confeitaria e não deixo ninguém fazer os acabamentos, flores, etc...posso estar errada, mas se outra pessoa faz isso no meu lugar deixa de ser a minha arte. Sou muito ciumenta quanto à isso, e também acho que isso descaracterizaria o meu trabalho. Estou longe de fazer flores tão lindas quanto às suas, mas muitas confeiteiras me procuram perguntando se eu vendo flores e outras modelagens que eu faço. Não acho isso legal, acho que essas profissionais devem de fazer a decoração conforme as suas habilidades, e se possivel claro, fazer cursos para aprimorarem suas técnicas.
    Parabéns pelo lindo trabalho e espero em um futuro próximo poder fazer um curso com vc!!

    um beijão e muito sucesso!

    Lara

    ResponderExcluir
  3. E como se diz aqui em Portugal.

    Quem fala assim não é gago.
    Parabéns Nelson.

    Emiliana

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, agradeço o apoio!
    Eu já sabia que isso acontecia antes mesmo de abrir a THE KING CAKE, nunca achei correto, o que mais me enfurece é ver tantas e tantas confeiteiras, as mais famosas de São Paulo cujo nome não posso citar, comprando e terceirizando suas flores de açúcar.
    Mas enfim, tudo chega no seu tempo.
    Lara, eu já vi vários lugares fora do brasil que realmente vendem flores de açúcar, até mesmo a marca JEM Cutters que produz ferramentas vende flores de açúcar pronta. Mas os grandes Cake Designaer fora do ´país e que são referência internacional, não compram as flores, ou qualquer outra decoração.
    Abraços a todas

    NElson

    ResponderExcluir
  5. Dá-lhe Nelsinho!!!
    Concordo em genero, numero e grau contigo rssss!
    Arte é arte, e enquanto existirem pessoas que como nós nâo se vendem por modismos, ainda restará uma esperança de sermos valorizados como artistas e não como plagiadores ou pior, quem não sabe fazer e faz parecer que sabe!! Acho que quem naum sabe ou naum quer fazer, simplesmente naum faça uai!!! bjs da sua The First

    ResponderExcluir
  6. Nelson, adorei sua postura assertiva. Concordo com você completamente! Nós, que somos profissionais de diferentes áreas da criação, gostamos mesmo é de criar algo novo, diferente, com a nossa cara!!!!! Outro dia vi uma ilustração minha sendo vendida em uma loja virtual!!!! A pessoa responsável pela venda da ilustração simplesmente foi no meu blog e surrupiou a bonequinha que é símbolo do CASOS E COISAS, apagou algumas partes do desenho e inseriu outros elementos. Veja que cara de pau!!!!! Denunciei o abuso à loja virtual que me atendeu prontamente e fechou o acesso aos produtos da tal pessoa. Eu acho horrível ter que espalhar uma marca d´água por cima dos desenhos que faço, mas comecei a ser obrigada a adotar essa postura porque o que não falta por aí são pessoas espertas sem escrúpulos. Mil beijos e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. É tudoo coataaa nelsooon!
    VAI FUNDOOO!

    ain que orgulhooo do tersinhoo!

    ResponderExcluir
  8. Ola Nelson!!
    Seu trabalho e incrivel,lindo mesmo!Tenho muita tristeza com o meu povo brasileiro, eles nao sabem valorizar o trabalho das pessoas, sao aproveitadores e querem sempre dar aquele jeitinho brasileiro!
    Estou engatinhando na arte de fazer bolos, tem sido dificil, tem que ter muito esforço para conseguir uma flor linda.Treinar muito mesmo.
    Imagino que voce deve ter pagado um preço muito alto de dedicação para chegar na perfeiçao de hoje.
    Dou todo apoio para voce! Proteste mesmo e se valorize mesmo!Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nelsinho, não entendi o que aconteceu com o outro comentário que coloquei aqui, saiu em nome do meu marido!!!! mas só pra confirmar o que eu disse logo acima, apesar que nós sabemos bem quem é a unica "The First"rsss bjs

    ResponderExcluir
  10. Porque sempre tem gente querendo tirar vantagens? Que coisa feia... mas olha, Nelson, quando conheci seu trabalho, imaginei que isto iria ocorrer, pois não há aqui no Brasil quem faça flores tão perfeitas quanto as suas... Estou querendo aprender a fazer hortências! Será que você me manda um email com valores no flaribeiro@hotmail.com? Super obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  11. Olá,sou "cake" e vou dar minha opinião. Não acho errado que tenham pessoas que se dedicam a fazer flores para vender a "cakes". Conheço 3 empresas familiares que se dedicam a fornecer flores para "cakes" no Brasil e faço uso de uma delas quando preciso.É que tem vários lados para analisar. Muitas "cakes" tem 4 ou 5 bolos de casamento para entregar num final de semana(massa, recheio, cobertura, laços, drapeados, etc) e com isto elas não tem mais tempo de sentar e fazer as flores, que exigem dedicação, para tanto bolo ou não tem o dom aí procuram quem as faz para elas, isto é comércio terceirizado. Lutar contra isto é impossivel, pois cada vez mais a sociedade tende a serviços terceirizados, as tais parcerias. Haja visto o famoso Ron Ben Israel, que pode por aquela quantidade enorme de flores em seus bolos porque tem uma equipe grande de pessoas que fazem as flores para ele. Aquelas que fazem um ou dois bolos por mês ou semana, podem ainda se dar o luxo de sentar e fazer todas as flores, etc. E mais, lá fora eles fazem bolo com o intuito de "eat art", o bolo como objeto de arte primeiramente e ele é valorizado por isto. E aqui no Brasil as confeiteiras ou "cakes" fazem bolos para viver. Visto que aqui são poucas que conseguem ganhar muito bem em bolos artísticos. Respeito seu ponto de vista, acho que você deve seguir seu propósito, pois sempre terás encomendas e gente que pensa como você e que quer vir aprender a fazer flores na sua escola. Mas da mesma forma vai ter aqueles que farão das flores um negócio, uma empresa fornecedora. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!!

    ResponderExcluir
  12. Lúcia, como vai?
    Legal ter opiniões diversas aqui, mas ainda discordo de você em alguns ponto. Como você mesmo diz em seu comentário, e é assim que eu acredito que deve ser, o que faço é arte, e as minhas obras prefiro que sejam completamente assiandas por mim somente. O que me incomoda é que nessas "parcerias" a coisa não funciona bem como parceria, pois o nome de quem faz a flor nunca aparece, fica parecendo que quem a faz é a própria confeiteira, e desculpe, não acho certo nem mesmo justo.
    Não julgo quem faça, quem vende, nem nada disso, mas se for para ser arte, acho que tem que sempre aparecer os nomes dos artistas.
    Quanto ao Ron, ele tem uma equipe que é dele e que ele treinou, para fazer flores somente para os bolos dele. E ele não esconde isso.
    Enfim,
    acho que é isso.

    Bjões

    Nelson

    ResponderExcluir