sábado, 6 de março de 2010

Pra começar, uma rosa...



Sim, essa é uma rosa de açúcar! Ela foi feita a partir de uma massa de açúcar específica para fazer flores em açúcar. É uma massa que envolve açúcar impalpável, gordura vegetal hidrogenada, gelatina, glucose, clara de ovo e goma adragante. O nome desse último parece estranho, mas é esse mesmo o nome, também é conhecida por goma tragacanto; é uma goma vegetal que é extraída de plantas nativas da região do Oriente Médio e em algumas áreas da África, principalmente no Irã. No Brasil, essa goma e algumas outras gomas vegetais foram proibidas há algum tempo para usos em balas e geleificantes que pudesse fazer pessoas engasgarem. A partir de então, ficou praticamente impossível encontrar essa goma para venda no Brasil, e nós, meros mortais e decorados de bolos, temos que ficar como loucos procurando. Para ser bem sincero, os únicos lugares em que eu encontrei foi em importadoras e o mínimo é 50Kg, completamento fora de cogitação, pois a média de uso é de 3 colheres de sopa por receita. Li também em uma reportagem bem antiga, que essa goma pode até ser encontrada em farmácias de manipulação, já que também é usada para fazer cápsulas de remédio, mas nunca nem procurei. Atualmente, compro a goma ou nos EUA ou na Inglaterra e peço para algum amigo que mora lá enviar ou trazer para mim quando vier ao Brasil. Você pode encontar mais nos links: http://www.cakesbydesign.cc/ToolsSupplies.html (site de Scott Wooley, falaremos mais sobre esse especialista em flores de açúcar mais para frente) http://www.squires-shop.com/ibf/index.php?p=product&id=2720&parent=98 (e-commerce da inglesa Squires Kitchen, também falaremos sobre esse Grupo mais para frente) Acho que me empolguei falando da goma e esquecida Rosa, né. No próximo post conto mais sobre rosas de açúcar... Abaixo segue um vídeo que dá para ver um pouco de como é feita essa rosa!
BjBj The King Caker

7 comentários:

  1. Ameiiii o video, seu blog, sua rosa!!! Tudo maravilhoso, altas dicas!

    Cadê? Como faço para fazer um curso de flores com vc?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionada!
    Parabéns pelo magnífico trabalho.
    Te desejo muito sucesso!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive admiração em quem pudesse reproduzir de modo tão realista uma flor feita em açucar.Vi seu trabalho no concurso Grandes Confeiteiros do Brasil, onde vc saiu vencedor e mais que merecido do 1º lugar. Hoje eu pude conhecer mais um pouco de seu excelente trabalho e achei maravilhoso vc reproduzir seus trabalhos e postar dicas de como vc elabora alguns.
    Prazer em conhecê-lo e sucesso!!
    Paula Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Olá Nelson, parabéns pelo vídeo... Adorei a música também... Fiquei admirando, aprendendo e dançando. A música parece com o seu jeito de ser. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho lindo, e por sua simplicidade. Moro no Rio de Janeiro, e gostaria de saber se você disponibiliza suas aulas em apostilas ou DVDs..Grande abraço, Alessandra.
    alebaduarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabens ,pelo lindo trabalho que voce compartilha com o publico.
    Voce 'e uns dos jovens mais talentosos que eu tenho visto no mercado brasileiro e internacional de cake design ,representando o Brasil pelo mundo com seu talento unico!
    Sou uma apaixonada por cake design e sugar flowers desde dos tempos que nao eram conhecido esse trabalho no Brasil,hoje moro na Australia onde faco cursos de sugar flowers and cakes design e sempre comento dos seus trabalhos como muito orgulho para minhas professoras uma delas a Helen Dissell 'e jurada de cake e sugar flowers na Australia e autora do livro Floral Art- Sugar Art Creations .Quem sabe um dia voce venha ate aqui para mostrar o seu lindo trabalho.
    http://lucienemasironi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, encontrei seu blog ao procurar modelação em "açúcar", lindos os seus trabalhos. Li a postagem da rosa e a dificuldade sobre a goma (preço e encontrá-la) eu desenvolvi uma receita após dias de pesquisa e que deu muito certo até mesmo na conservação (no meu faceboock, no dia 24 de abril, tem cupcakes em que usamos flores feitas em novembro de 2011 e congeladas, e estavam em ótimo estado, feitas com cortadores e boleadas, bem simples e saborosas. Se lhe interessar veja:
    http://violetasrendadas.blogspot.com.br/2011/11/receita-de-flores-de-acucar.html
    Parabéns por suas postagens.

    ResponderExcluir