terça-feira, 16 de março de 2010

Gomas Vegetais parte II


A Goma árabica tem um amplo uso não só no setor alimentício, como também é usada para fabricação de colas e como espessante em diversos tipos de tintas. Na indústria alimentícia, é usada com espessante e como estabilizante em diversos alimentos. Sua maior produção acontece na África subsaariana, e, assim com a goma adragante, é extraída da resina natural que certos pinheiros dessa região produzem quando sofrem algum "machucado" em sua casca como uma maneira de defesa para impedir que micro-organismos entrem.

Na confeitaria, a indústria desse setor a usa par produção de confeitos e caramelos, e mais especificamente é usada para fazer a "Cola de açúcar" que é vendida pronta nos mercados norte-americanos e ingleses. Isso porque, dentre as gomas, a Goma árabica é que possui menor viscosidade (impede que a cola fique muito geleificada, o que acontece bastante com a cola de CMC) e maior poder de aderência. Talvez seu maior uso na confeitaria artística fique a cargo no seu uso com Glacê Real, adicionando-se pequenas quantidades dessa goma ao referido glacê, ele fica mais elástico e com menor possibilidade de "quebrar" quando se está fazendo um trabalho de extensão (aquele em que a linha parece estar flutuando entre dois pontos) com saco e bico.


Pronto!


Finalizamos este assunto. O próximo assunto técnico de que trataremos será técnicas e equipamentos para se fazer flores de açúcar!


Bjusss

Nenhum comentário:

Postar um comentário