quinta-feira, 11 de março de 2010

Gomas Vegetais parte I



Olá pessoal, como prometi no post passado, hoje vamos falar de algo bem mais técnico e químico e que talvez não chame tanto a atenção dos leigos no assunto, mas certamente vai interessar bastante aos profissionais da área.

O tema de hoje são as gomas vegetais. Gomas vegetais são normalmente extratos de algum tipo de celulose, e normalmente são vendidas na forma de sal orgânico. Sal, quimicamente falando, é o resultado da reação entre um ácido e uma base que quando dissolvidos em água formam íons. A diferença básica entre um sal orgânico e um sal inorgânico é que o orgânico tem de alguma forma uma cadeia carbônica, e no caso das gomas a cadeia carnônica forma um ou alguns polissacarídeos (que são polímeros). Dentre as gomas, temos gomas sintéticas e as naturais. A única sintética que usamos é a mais famosa e conhecida de todas, a goma CMC (carboximetilcelulose), ela é assim chamada pois é sintetizada em laboratório através da "reação de Williansom", que nada mais é do que uma reação de substituição parcial onde são acrescidos os grupamentos carboxila e metil que são justamente os responsáveis pela viscosidade da goma. A CMC é usada tanto para fins alimentícios quanto na farmacologia, para nós confeiteiros, usamo-na para dar maior elasticidade e densidade às massas de açúcar, principalmente a pasta americana. A goma CMC se dissocia em íons quando encontra com as moléculas de água da pasta de açúcar, atraindo-as, e fazendo com que a massa de açúcar seque mais rápido. Embora sejam muito parecidas, Tylose e CMC não são a mesma coisa. A CMC também é muito usada para se fazer a "Cola de açúcar" ou como é mais conhecida, "Cola de CMC", que permite colar peças de açúcar quando as massas ainda estão frescas, quando dissociadas em água, as gomas formam soluções coloidais, por isso a aparência de gel. A goma de CMC é a mais barata de todas as gomas e pode ser acrescida na pasta americana diretamente para se obter uma massa de modelagem.

As Gomas naturais, não são sintetizadas em laboratório, são extraídas diretamente da natureza, e são purificadas e refinadas, portanto não são uma única substância, elas são uma mistura de polissacarídeos. Dentre as Goma naturais, temos a Goma Adragante ou Tragacanto, a Goma Arábica e a Tylose.

As propriedades da Tylose são extremamente parecidas com as da CMC, mas a Tylose dificilmente é encontrada no Brasil, além do mais é um pouco mais cara. Alguns profissionais dizem prefeir a Tylose à CMC por ela conferir mais elasticidade às massas. Eu, particularmente, nunca usei Tylose.

A Goma Adragante é originária das regiões centro-africanas e do Oriente Médio, sendo o Irã um grande exportador dessa goma. Ela é originária da planta Astragalus Gummifer, e é obtida quando se corta um caule da planta, e como forma de defesa a planta produz as lágrimas de "tragacanto" que são extraídos, purificados e refinados até se tornar a Goma que compramos. Na confeitaria, usamo-na nas massas de açúcar específicas para flor e para fazer pastilhagem. Ela confere grande elasticidade, grande densidade e maciez às massas de açúcar. Particularmente, gosto muito dessa goma.


Por hoje é só, amanhã falarei das Gomas que faltam: a Tylose e a Goma arábica.

Espero vocês,

Até amanhã


Na foto acima, temos como exemplo as embalagens da Goma CMC e Tragcanto vendidos pela Squires Kitchen em seu e-commerce, vai ai o link: http://squires-shop.com/

3 comentários:

  1. Valeu as informacoes. Eu me formei nos EUA junto com a minha esposa e so conhecia a Tylose com a qual usamos. Agora que estou desembarcando no RJ, com certeza, vou usar CMC. Muito obrigado. alainmartinsdoces.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Existe uma pasta americana que não tenha gelatina em sua fabricação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo encontrar a CMC para comprar? Qual o custo médio dela? Grato

    ResponderExcluir