terça-feira, 9 de março de 2010

Flores de Açúcar



Fazer flores de açúcar é, sem a menor sombra de dúvidas, minha grande paixão. Adoro analisar cada tipo de flor diferente e pensar como cada pétala deve ser colocada para transformar aquela flor de verdade numa réplica fiel em açúcar. Quando faço qualquer flor de açúcar busco o máximo da perfeição e semelhança ao natural, tanto em forma quanto em cor, quero surpreender as pessoas quando digo que elas são comestíveis, grande parte delas fica sem palavras, algumas querem provar para ver se não estou mentindo, e outras ficam curiosas sobre o assunto.

Infelizmente, no Brasil, temos pouquíssima estrutura para se fazer flores de açúcar, digo porque nenhuma indústria nacional produz moldes, marcadores em silicone para se fazer as flores, e temos muito pouca opção de cortadores. Também não temos nenhuma importadora que se comprometa a comprar esses produtos ou nos EUA ou na Inglaterra para trazer ao Brasil. É realmente uma pena, pois todo as ferramentas que tenho para fazê-las, veio de fora. Também não temos nenhuma grande produtora de corantes em pó, que são usadoa para pintar as flores, a única brasileira que realmente vende, mas que não tem uma qualidade que me agrade muito, é a marca MS da confeiteira Marcela Sanchez. Quanto as corantes, no Brasil ainda podemos comprar os corantes em pó Argentinos da marca Fleibor que também são muito bons e que são importados para o Brasil por uma artista especializada em porcelna fria. Fora da América latina, encontramos corantes em pó nos EUA da marca Sunflower Sugar Art (marca da confeiteira Pilar Kurdi), no UK, encontramos várias marcas como: Squires Kitchen, Sugarflair, Rainbow.

Quando se trata de marcadores em silicone para dar "nervuras" às pétalas e folhas, no Brasil realmente não há nenhuma marca, temos lá fora nos EUA, Sunflower Sugar Art (particularmente não gosto muito dos marcadores), Scott Wooley (excelente, pena que os marcadores não são duplos); no UK, temos: Squires Kitchen Great Impressions (são excelentes, e as "nervuras" são perfeitas), Aldaval ( também excelente). Quanto aos cortadores, temos nos EUA, Sunflower Sugar Art (são ótimos, mas oxidas rapidamente); e no UK, temos: Tinkertech Two ( excelente), JEM Cutters (cortadores de plástico), PME ( cortadores de plástico e alguns de metal), FMM (cortadores também de plástico). Além de toda essa dificuldade, também não encontramos no Brasil a Goma Adragante, essencial para se fazer a massa de açúcar específica para esse tipo de trabalho ( comentei sobre ela no primeiro post). ´Conclusão: o Brasil está bem atrasado nessa área...uma pena!
Ah, faltou dizer quais são as flores ai da foto acima, são elas a Gérbera e o Lírio Stargazer.
Acho que é só!
Até o próximo...
BjBj

15 comentários:

  1. Olá,

    sou brasileira e vivo em Portugal. Comecei agora a tentar fazer umas coisinhas em pasta americana e devo dizer que virei sua fã. Muito obrigada por partilhar os seus conhecimentos. Aqui as pessoas as vezes parecem ter medo.. não sei bem. Mas o que é certo é que fiquei mesmo encantada e se alguma vez precisar de algo que não tenha no Brasil e que exista aqui em Portugal fique a vontade que eu tenho todo o gosto em lhe enviar. Já comprei o livro da Martha que você indicou, tem coisas lindas e espero em breve ser capaz de executar trabalhos parecidos (sonhar não custa hehehe). Te desejo todo sucesso e deixo os meus contatos para o caso de vc precisar de alguma coisa.

    bolos.encantar@gmail.com
    www.bolosencantar.blogspot.com

    Michelle Lima

    ResponderExcluir
  2. maavilhoso o seu trabalho,sem palavras para descreve-lo, uma pena quemoro em outro estado senao iria fazer o curso com voce. PARABENSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Nelson, porque você não importa esses produtos para nos fornecer???? Assim quando formos fazer o seu curso, compraremos os moldes e cortadores. Maria Luiza - Brasília - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras da Maria Luiza - Rosa - Brasília-DF

      Excluir
  4. Realmente no Brasil nao podemos conseguir este otimos produtos para podermos fazer nossas flores de acucar.Sei o quando 'e dificil trabalharmos com material precario,perdemos tempo e tempo e' dinheiro,principalmente em um trabalho tao minucioso que 'e fazer as flores de acucar.
    Moro na Australia e tenho uma empresa de importacao/exportacao no Brasil aqui eu faco sugar flowers ,cakes e muitos cursos de atualizacao nesta area que amo muito e otimos materiais sao essenciais para uma otima finalizacao do produto .Tenho acesso a estes otimos produtos,da qual estou com a representacao dos mesmo para poder importar para o Brasil.
    Caso alguem ou voce mesmo tenha interesse envie-me um email e entrarei em contato.
    Tomo a liberdade de deixar meu blog e em meu blog estarei mencionando o otimo trabalho que com orgulho mostro a todos por aqui.
    meu blog : http://lucienemasironi.blogspot.com
    meu email: lucienemasironi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ingrid Vidal Dos Santos
    Flores de açucar é quase um garimpo de ouro para
    mim ,já ouvi falar mas nunca vi ,mais me fascina em querer desvendar,´como trabalho com chocolates poderia fazer uma dupla de sotisficação ,moro em Volta Redonda adoraria fazer curso neste seguimento.Beijos doce de açucar e de chocolates também.

    ResponderExcluir
  6. Ola,

    Gostaria de saber onde comprar o glitter comestivel?Aqui em Brasilia nao tem e gostaria de saber se poderia recomendar lojas ou sites

    grata
    Milena

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostaria de saber onde comprar aqui no Brasil(Rio de Janeiro),
    corantes em pó da Marcela Sanches.
    Obrigada,
    Léa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telefonei para o atelier da MS e ela "não" fabrica mais os corantes, ou seja por aqui não temos nada,mas ando fazendo pesquisas para tentar alguma coisa com o que temos.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite minha pergunta e qual tipo de corante em po voce usa e onde posso compra lo??? Sem palavras pra falar comoseu trabalho e belissimo!!! parabens

    ResponderExcluir
  11. oi, estou como anonima pq nao estou no meu pc sou margareth ja tenho vc no face. onde compro os corantes em pó da marcela?

    ResponderExcluir
  12. Olá você sabe me informar onde compro os corantes em pó da Marcela?

    ResponderExcluir